ponto.por.ponto

O mundo de Anita – texto da Anita

Posted on: 16 Outubro 2007

Naquela madrugada, Anita levantou-se, abriu a janela e deixou-se envolver pelo esplendor da manhã, aquecer pelos primeiros raios de sol. Desceu as escadas, devagarinho para abafar o ranger dos velhos degraus de madeira desgastados pelo tempo. Ainda de pijama dirigiu-se ao pomar, com um nó na barriga, a cada passo mais apertado. Olhou o céu, olhou a relva a dançar com a brisa da manhã e olhou o barquinho ondulando em sintonia com o rio. A tristeza consumi-lhe o peito e lágrimas grossas e salgadas escorreram-lhe silenciosamente pela face sardenta. Porquê? Porque é que tinha de deixar tudo o que a fazia feliz? Bem, na verdade a resposta era muito simples, mas não fácil de entender. Seus pais, imigrados em França, havia muitos anos, finalmente atingiram o seu objectivo: reunir as condições necessárias para oferecer à sua única filha uma vida mais agradável, se possível sem preocupações com dinheiro. E agora Anita teria de ir viver para França com os seus pais, para o seu “verdadeiro lar” como eles não se cansavam de repetir nas várias cartas e nos breves telefonemas. Mas o seu verdadeiro lar era ali, junto da sua avó, do Guga, o pastor alemão, do rio, do pomar… Ah! O pomar! Tantas recordações, tantas felicidades! E para além disso uma fonte de rendimento. Era ali, no seu amado pomar que eram criadas as suculentas frutas, que depois eram vendidas em forma de compota e cujas receitas ajudavam a pagar as contas.
Anita voltou para casa, preparou-se e entrou na cozinha. Lá estava ela, sorridente porém com olhos tristes, a sua avó deu-lhe um grande abraço e sussurrou ao ouvido palavras reconfortantes. Ouviu-se um ruído, seguido por um apito de carro. E lá foi Anita, deixando para trás amigos para sempre e a avó sempre incansável, deixando para trás doces recordações de infância, deixando para trás o seu mundo…

5 Respostas to "O mundo de Anita – texto da Anita"

Bom texto Helena.
Parabéns!

Helena, espero que apresentes brevemente o resultado das tuas leituras.

Boa! Texto muito giro.🙂

estou ouvindo a sua musica menina ma gosto muito do seu estilo e também de sua carreira de fanqueira olha que eu sou criança tem, gente que fala que não gosta de você ai eu falo que você e uma ótima cantora ai eles passam gostando dbe você meus pais te adoram de maria Fernanda para anita bjos te amo anita tenho 8 anos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: