ponto.por.ponto

Os Descobrimentos Marítimos e a Conquista Espacial

Posted on: 17 Junho 2008

Quando andava a mexer nos antigos testes de Português do meu irmão, encontrei num deles o seguinte exercício:

Diz-se que Os Lusíadas narram a história de uma nação que descobriu um mundo novo. Apesar de se ter chamado à conquista espacial a maior aventura do Homem, Rómulo de Carvalho (em O Astronauta e o Homem dos Descobrimentos) afirma que a maior aventura do Homem continua a ser a dos Descobrimentos marítimos dos século XV e XVI.

Redige um texto de opinião, que possa ser publicado num jornal escolar, em que, considerando as diferenças e as semelhanças entre estas duas aventuras, apresentes o teu ponto de vista sobre qual foi a mais ousada.

Desde sempre o Homem se aventurou no desconhecido. Sempre desejou saber mais e mais sobre o que o rodeia. Sobre o que se encontra para lá do horizonte. E com essa ânsia de conhecimento, há quase 5 séculos atrás, Portugal iniciou uma nova era. Era essa marcada por encontros com a morte, monstros marinhos, fúria dos Deuses, coragem, persistência, e, é certo, por glória. Glória de ter chegado onde ninguém havia chegado antes. Glória de ter escrito uma nova História. A história dos Descobrimentos.

Avançando no tempo, deparámo-nos com uma outra era de coragem, de partida para o desconhecido, de busca pelo saber. A conquista espacial. Não menos arriscada, não menos ambiciosa, fez gerações inteiras sonhar com estrelas e planetas, extraterrestres e naves espaciais.

Contudo, na minha opinião, a derradeira grande aventura do Homem são os Descobrimentos. Não sei se essa opinião é reflectida pelo pouco interesse que me despertam o Universo e afins. Mas é totalmente diferente partir num foguete ou partir numa caravela, partir com esperança de voltar a ver a família ou apenas com a esperança de não ter uma morte muito dolorosa, partir sem saber o que esperar ou partir esperando tempestades e monstros marinhos.

Porém, apesar de todas as divergências, dos diferentes meios, dos diferentes destinos, é impossível não comparar a ambição, a coragem, a persistência, daqueles homens que se aventuraram pelas terras do desconhecido, participando em 2 dos maiores feitos da Humanidade.

4 Respostas to "Os Descobrimentos Marítimos e a Conquista Espacial"

Estou a estudar para o exame de L.P. e para tal decidi fazer outros exames.
Encontrei este exercício como produção escrita e este site ajudou-me bastante a ter mais ideias para a fazer.
Obrigada!🙂

a mim a mesma coisa que a rafaela. ajudou bastante e o texto do teu irmão está espectacular!

Ajudou-me bastante em Língua Portuguesa. Obrigada!🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: